08
jul

Já estão ativos os serviços exclusivamente digitais na Jucec

Reforçamos que diversos serviços exclusivamente digitais implantados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) já estão ativos. O processo de implantação desses serviços pela Jucec teve início desde 11 de março de 2019.

Deste modo, os processos de abertura, alteração e extinção de empresas, bem como a autenticação de livros, conforme as datas estabelecidas pela Jucec, passaram a tramitar somente pelo meio virtual, facilitando para todo o cidadão do estado que deseja registrar seu negócio e tornando os procedimentos mais seguros sob aspecto jurídico.

A Jucec já disponibiliza o registro digital de empresas desde 2017, quando passou a disponibilizar a emissão de certidões e autenticação de livros pela internet. Contudo, agora, a Autarquia estadual passou a receber somente processos digitais, o que facilita para o cidadão em relação a agilidade e redução de custos com mobilidade.

Desta maneira, reforçamos que a assinatura física dos documentos a serem registrados na Jucec foi substituída pela assinatura digital, através da utilização do certificado digital. Esta possui validade jurídica incontestável, dispensando a assinatura tradicional (de próprio punho).

Caso sua empresa ainda não possua o certificado digital, orientamos que este seja providenciado o mais breve possível, com o objetivo de se evitar qualquer contratempo futuro, por ocasião de uma eventual alteração na empresa, autenticação de livros, bem como qualquer outro procedimento relacionado à Jucec.